PAGES
Transporte ferroviário
O transporte ferroviário é um meio de transporte entre dois lugares, o qual utiliza as vias férreas, que são compostas por dois trilhos paralelos, para realizar o deslocamento de pessoas e cargas. Sua principal característica é a sua capacidade de transportar grandes volumes em longas distâncias.
Vamos entender um pouco melhor sobre o transporte ferroviário nas próximas seções!
Transporte ferroviário: quais as vantagens desse meio de deslocamento?
Existem algumas boas razões pelas quais deve-se utilizar o transporte ferroviário como método de deslocamento atualmente. Confira a seguir as principais vantagens das ferrovias!
- Grande capacidade de transportar toneladas em uma única vez. As ferrovias mais modernas são desenvolvidas por linhas que suportam entre 20 e 30 toneladas por eixo, podendo atingir, dependendo da resistência e do número de vagão e das próprias linhas, 120 toneladas deslocadas em uma única viagem.
- Maior lucro dos produtores. A alta quantidade de cargas e o baixo custo para a realização do transporte ferroviário aumentam o lucro gerado para os produtores industriais ou agrícola.
- O transporte é feito mais rapidamente, pois não é necessário enfrentar o trânsito e nem a má conservação das estradas.
- Mais segurança. Uma maior proteção às cargas é gerada ao serem deslocadas pelo transporte ferroviário quando comparado aos demais transportes, com uma menor chance para o acontecimento de acidentes e roubos.
- Menor emissão de poluentes. Essa locomoção feita através das vias férreas consome um menor número de recursos e causa menos poluição ao meio ambiente quando comparada aos outros tipos de transportes mais convencionais.
Existem desvantagens?
Entretanto, o transporte ferroviário também apresenta alguns pontos negativos que devem ser levados em consideração. Veja a seguir as principais desvantagens desse meio de transporte:
- As rotas são fixas, não sendo permitido a alteração do caminho até o destino. Incidentes podem impossibilitar o transporte, visto que a rota ou os pontos de embarque e desembarque ficam inacessíveis.
- Pouco investimento estatal e a necessidade de outros modais. Devido à falta de incentivo a utilização desse recurso, algumas localidades não apresentam infraestrutura ferroviária, afetando diretamente a entrega da carga ou das próprias pessoas. Sendo assim, é necessário utilizar outros modais para realizar a finalização da locomoção.
- Impacto ambiental negativo. Para a implantação das ferrovias, normalmente, retira-se parte da vegetação presente no solo, modificando-o diretamente, o que pode gerar erosão e instabilidade daquele local.
Frete ferroviário
O custo do transporte ferroviário é mais barato ao ser comparado com os outros tipos de transportes existentes. Dessa forma, o valor do frete de mercadorias transportadas pelos trens é mais barato.
O valor estipulado pelo frete é baseado na quilometragem percorrida, ou seja, a distância entre as estações de embarque e desembarque, e o peso da carga. Também, o preço pode ser calculado pela unidade de contêiner, ignorando o tipo de mercadoria.
As linhas férreas no Brasil
No Brasil, a primeira ferrovia foi inaugurada em 1854 e era conhecida como a Estrada de Ferro de Mauá. Tinha um pouco mais de 14 km de extensão e ligava o Porto de Mauá e Fragoso, no Rio de Janeiro.
A era das ferrovias foi entre os anos de 1870 e 1920, reduzindo a sua utilização devido o aparecimento dos automóveis. Até os dias atuais, o transporte ferroviário não se recuperou totalmente. O país conta com um pouco mais de 30 mil quilômetros de linhas férreas para tráfego, distribuídas em 22 estados.
A Ferrovia Norte-Sul é considerada uma das mais importantes, ligando 5 regiões brasileiras. Pretende-se chegar a 4.155 quilômetros até a finalização da ferrovia, a qual parte do estado do Pará e chega ao Rio Grande do Sul. Vai passar, também, em Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.
E a Estrada de Ferro de Carajás é a ferrovia que opera a maior quantidade de passageiros. Foi criada em 1986 e liga o estado de Maranhão, em São Luís, e Pará, em Parauapebas.